Novo ministro da Saúde começa cobrando governadores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Ladeira

Em sua primeira reunião de trabalho com governadores, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, cobrou métrica mais detalhada dos estados para decidir sobre como vai distribuir leitos e ventiladores –essa é a principal demanda dos gestores no combate ao coronavírus. Segundo relatos, ele criticou a falta de metodologia única e contestou a real necessidade dos pedidos. O encontro virtual, de mais de 2h, foi com líderes do Nordeste, onde se concentram ferrenhos opositores de Bolsonaro.

Teich ressaltou que era a sua primeira conversa com políticos, o que ele não estava acostumado a fazer. Segundo participantes, o ministro demonstrou duas coisas: boa vontade, por ter escutado todas as reclamações, e desconhecimento, por não saber dos problemas enfrentados.

Ainda de acordo com relatos, os governadores falaram mais de uma vez sobre a importância de medidas de isolamento, mas Teich não comentou, nem para concordar nem para se opor.

Na interpretação de políticos, a principal bandeira do novo ministro vai, em algum momento, virar um problema para Bolsonaro. Pela lógica, quanto mais testes, mais casos e mortes serão confirmados, mais serão necessárias medidas para conter o avanço do vírus.

Folha