Países ricos da Europa querem controle de aglomerações por celular

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: HEIKO JUNGE / AFP/17-04-2020

A Noruega, um dos primeiros países da Europa a relaxar as medidas de restrição pelo coronavírus, lançou nesta quinta-feira um novo aplicativo de rastreamento de celular para impedir a propagação da pandemia. Desenvolvido localmente, o Smittestopp (“Interromper a infecção”) enviará aos usuários uma mensagem informando se estiveram a menos de dois metros de uma pessoa infectada por mais de 15 minutos, mas sem revelar sua identidade.

— Para retornar a uma vida mais normal, mantendo a infecção sob controle, todos devemos fazer nossa parte, por exemplo, usando esse aplicativo — explicou a primeira-ministra Erna Solberg, nesta quinta-feira. — Se não conseguirmos manter o controle (da epidemia), teremos de reforçar as medidas.

A Noruega tem confirmados mais de 6.500 casos de Covid-19 e 130 mortes.

Na Alemanha, um aplicativo de rastreamento também estará pronto para os alemães baixarem dentro de três a quatro semanas, disse o ministro da Saúde, Jens Spahn, nesta sexta-feira. O país tem o quinto maior número de casos de Covid-19, atrás de Estados Unidos, Espanha, Itália e França, com quase 134 mil pessoas infectadas, mas manteve as mortes em um número relativamente baixo, 3.868, graças à ampla testagem.

Líderes federais e estaduais alemães disseram na quarta-feira que apoiariam o uso voluntário de um aplicativo de rastreamento de contatos, quando disponível, para que as pessoas possam saber rapidamente quando foram expostas a uma pessoa infectada.

Os desenvolvedores estão trabalhando duro no projeto do aplicativo para garantir que os padrões de proteção de dados sejam “os mais perfeitos possível”, disse Spahn à emissora ARD. A cautela das autoridades alemãs ao usar a tecnologia digital para combater o coronavírus deve-se às restrições impostas pelas rígidas leis de privacidade de dados da Europa e também à desconfiança pública em relação a qualquer vigilância, um sentimento remanescente dos regimes totalitários nazista e comunista, que dominaram o país ou parte dele no século XX

Epicentro original do surto de coronavírus na Europa, a Itália também planeja usar um aplicativo para smartphone como parte dos esforços para flexibilizar seu bloqueio nacional, mas o projeto, desenvolvido pela startup de tecnologia Bending Spoons, ainda não tem previsão de lançamento.

— Estamos trabalhando para testar um aplicativo de rastreamento de contatos em algumas regiões italianas — disse Domenico Arcuri, comissário especial do governo para a emergência de coronavírus, à emissora estatal RAI na noite de quinta-feira. — Será um pilar da nossa estratégia para lidar com a fase pós-emergência.

A Itália tem o segundo maior número de mortes por coronavírus do mundo, mais de 22 mil, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Segundo especialistas, o aplicativo da Bending Spoons, inicialmente chamado Immuni, usa tecnologia Bluetooth para registrar quando os usuários estão próximos uns dos outros. Se alguém tiver um resultado positivo para o coronavírus, o aplicativo poderá enviar um alerta aos usuários que estiveram em contato com o indivíduo infectado, recomendando ações como quarentena e testes de vírus, preservando o anonimato.

Defensores da tecnologia bluetooth dizem que esse método é uma maneira mais precisa e menos invasiva de registrar a proximidade e a duração do contato do que o rastreamento de localização com base em redes ou satélites, usados em alguns países asiáticos. Em ambos os casos, porém, especialistas dizem que o aplicativo precisaria ser baixado por pelo menos 60% da população para ajudar a alcançar a chamada imunidade digital de rebanho.

O Globo