Paulistas resistem a aumentar confinamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo (SIMI-SP) aponta que o percentual de isolamento social no estado foi de 50% ontem. O nível ideal, segundo o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em SP, David Uip (foto acima), é de 70%.

Se a taxa continuar baixa, alerta o governo, o número de leitos disponível no sistema de saúde não será suficiente para atender à população paulista.

Para estimar a porcentagem de isolamento social, o SIMI-SP analisa dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento das pessoas. É possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais delas as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM, que permitem ao estado consultar informações sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. Os dados são analisados e agrupados sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.

Até o momento, o governo tem acesso às informações de 105 cidades com população igual ou superior a 70 mil habitantes. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações desses municípios.

Uol