Pico da pandemia passa para maio/agosto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Saúde fez uma nova previsão de quando ocorrerá o pico de contaminação do novo coronavírus no Brasil: entre maio e agosto. Inicialmente, a pasta previa que o estágio mais agudo ocorreria entre maio e junho. Mas agora, em e-mail enviado à CNN, o ministério revisou o prognóstico.

Sérgio Cimerman, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, entretanto, acredita que o período mais complicado deve vir entre maio e junho, porque além do coronavírus, os hospitais também vão ter que atender outras doenças respiratórias.

Para Ana Freitas, médica sanitarista do Instituto Emílio Ribas, por conta do Brasil ter dimensões continentais, o país poderá ter vários picos em momentos diferentes, dependendo do estado.

Os dois concordam que, assim que o Brasil atingir o pico, o alto nível de casos deve se manter por pelo menos um mês. Para os especialistas, só será possivel diminuir o isolamento social somente quando a curva entrar em declínio. Caso contrário, pode haver uma segunda onda da doença, ainda mais forte.

CNN Brasil