Prefeito de Florianópolis contraria governador e comércio fica fechado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mauricio Vieira / Secom-SC

O governo de Santa Catarina determinou novas regras de isolamento social por causa do novo coronavírus. O governador autorizou hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, cafés, bares, lanchonete e comércio de rua a voltar a funcionar. A portaria publicada neste domingo estabelece que todos os estabelecimentos de todo o estado estão autorizados a funcionar desde que os empregados usem máscaras, inclusive os que não tenham contato com o público. A volta à normalidade para o setor, no entanto, foi barrada na capital. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), decretou que as lojas permaneçam fechadas no município.

“É uma medida impopular e sei que vou ser criticado por muitos. Mas sei da minha responsabilidade por 500 mil vidas e vou seguir o que nossa equipe de inteligência e saúde está orientando como o mais correto”, explicou o prefeito em um vídeo divulgado nas rede sociais.

O secretário de saúde da capital catarinense, Carlos Alberto Justo da Silva, diz que a equipe médica da prefeitura se diz a favor de iniciar uma volta à sociedade gradativamente, mas que antes é necessário equipamentos de proteção individual e os testes que o Executivo está providenciando.

“O que precisamos agora é de mais alguns dias para que nossa estratégia de testar suspeitos e monitorar de forma mais eficaz possa estar acontecendo”, disse

A medida do estado diz que deve ser priorizado o afastamento sem prejuízo de salário dos trabalhadores com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos.

Os documentos foram elaborados pelo Centro de Operaçõdes de Emergência em Saúde (Coes), criado para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

As novas regras de quarentana no estado inclui:

Somente 50% da capacidade total de hospedagem pode ser utilizada;

Devem disponibilizar álcool gel para uso dos clientes na recepção, nas portas dos elevadores e nos corredores de acesso aos quartos;

Os serviços de alimentação localizados dentro das hospedagens poderão atender aos hóspedes somente em serviço de quarto;

As áreas sociais e de convivência deverão permanecer fechadas;

O serviço de governança deverá intensificar a higienização dos quartos e banheiros com desinfecção das superfícies com álcool 70% ou sanitizantes de efeito similar, além da limpeza de rotina.

Ao final da estadia do hóspede, deverá ser realizada limpeza e desinfecção completa do quarto e superfícies, antes da entrada de novo hóspede.

O Globo