Procon-RJ cria telefone para receber denúncias sobre pandemia

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Foto: Divulgação

O Procon-RJ lança, nesta terça-feira, uma linha de telefone exclusiva para receber denúncias relacionadas a pandemia de coronavírus. O número (21) 97272-1337 não receberá ligações, apenas mensagens por WhatsApp. Outra alternativa é fazer o registro pelo link www.denunciaproconrj.site. A ideia do órgão estadual é estimular os consumidores a enviarem vídeos e fotos que comprovem a sua queixa, agilizando o trabalho de fiscalização.

– Quando recebemos a denúncia de preço abusivo, já com a foto da nota fiscal, da etiqueta na prateleira e do local de venda, já temos o indício da irregularidade, o que agiliza o processo de fiscalização. Além disso, como é uma comunicação rápida, se temos ficais na rua, podemos rapidamente deslocá-los para o local da denúncia – explica Cassio Coelho, presidente do Procon-RJ.

Para fazer a denúncia pelo WhatsApp é preciso informar o nome do estabelecimento, endereço, produto ou serviço com problema e relatar a irregularidade.

Coelho destaca que esse canal tem um canal diferente daquele usado regularmente pelos consumidores para registrar suas reclamações cotidianas:

– A ideia desse canal é receber denúncias de problemas de caráter mais coletivo como preços abusivos, escassez de produtos, venda irregular de álcool gel, como identificamos outro dia numa padaria.

Para questões particulares, o Procon-RJ mantém funcionando o aplicativo Procon-RJ e o site www.procononline.rj.gov.br.

Nos últimos 30 dias, o Procon estadual registrou um aumento de 150% no número de reclamações. As queixas sobre problemas relacionados à pandemia somaram 600 reclamações, 99% eram referentes a aumento abusivo de preços e venda de produtos de forma irregular.

O Globo