Saída de Morro custará caro a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

Uma eventual saída de Sérgio Moro do governo neste momento significaria um duro golpe para a popularidade de Jair Bolsonaro, afetando a estabilidade necessária para avançar com medidas econômicas mais ponderadas. De acordo com relatos, Moro avisou Bolsonaro que não se sentiria confortável em permanecer no cargo de ministro da Justiça caso houvesse a troca do diretor-geral da PF, Maurício Valeixo.

Se a saída de Moro for confirmada, “Bolsonaro pode perder mais popularidade, que vai continuar caindo também por causa da economia. Assim, aumenta o risco de termos um afrouxamento fiscal como aquele que ocorreu no governo Dilma”, diz a economia-chefe da ARX Investimentos, Solange Srour.

“Sem Moro, Bolsonaro perderá seu maior trunfo: o distintivo da honestidade e da luta contra a corrupção. Não é um sinal bom principalmente quando começa a distribuir cargos ao Centrão”, explica Solange. “Também parece ser um movimento para demonstrar que o governo é dele e é ele quem manda. Por conta disso, livrou-se de Mandetta e coloca Guedes em silêncio”, acrescenta.
Para ela, a popularidade de Bolsonaro tem sido sustentada pelas medidas de socorro para enfrentar a crise do novo coronavírus. Mas isso tem limites e cada turbulência em Brasília arriscar levar Bolsonaro para medidas econômicas ainda mais imediatistas, como os gastos públicos.

“Mas essa rede de auxílio vai durar três meses, com extensão provável de mais três meses. Mas como a recuperação vai ser lenta e economia, mesmo retomando, vai frustrar. O desemprego vai aumentar bastante. E a popularidade dele vai cair, mesmo com a extensão do auxílio”, afirma a especialista.

Ele afirma que Bolsonaro tem duas opções: ou radicalizar e colocar em risco a questão fiscal ou perder popularidade porque o Brasil demora a crescer. “Pode radicalizar. Por isso, lançou o plano Marshall e virar a chave para o lado de gastador, colocando pressão no ministro Paulo Guedes”, diz.

Valor Investe