Toffoli abre julgamento de LAI falando em “valores democráticos”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, voltou a afirmar, nesta quarta-feira, que não há solução para crises fora da democracia.

A declaração de Toffoli faz parte do discurso feito por ele na abertura da sessão de julgamentos, que marca o aniversário de 60 anos de instalação do STF em Brasília.

“Não há solução para as crises fora da legalidade constitucional e da democracia, ambas salvaguardadas pelo Supremo Tribunal Federal. Devemos, portanto, reafirmar nosso compromisso com os valores republicanos e democráticos, com os valores da liberdade, da igualdade e da justiça social, historicamente consolidados”, disse.

No último domingo, o presidente Jair Bolsonaro participou de um ato com manifestantes pró-intervenção militar. Em cima da caçamba de uma caminhonete, o presidente afirmou que “acabou a época da patifaria” e gritou palavras de ordem como “agora é o povo no poder” e “não queremos negociar nada”.

Na segunda-feira, Toffoli já havia dito que “não é possível admitir qualquer outra solução que não seja dentro da institucionalidade do Estado Democrático de Direito, da democracia e desses objetivos que estão no artigo terceiro da nossa Constituição”.

Veja