Tradição de Sexta-Feira Santa fez a população ir às ruas no Rio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Motta / Agência O Globo

A tradição fez a população ir às ruas para as compras em Niterói. O peixe fresco, item essencial no cardápio de muitas famílias com a chegada da Sexta-Feira Santa, levou à formação de uma extensa fila na porta do tradicional Mercado São Pedro antes das 5h30. Não demorou muito para os clientes viraram o quarteirão enquanto aguardavam sua vez para entrar. A quantidade de fregueses foi limitada a 50 pessoas, a fim de evitar aglomerações, uma das medidas contra a propagação do novo coronavírus. Mas, na calçada, muitos não respeitavam o espaço mínimo de 1,5 metro de distância. Agentes da Guarda Municipal auxiliavam no trânsito e lembravam sobre as precauções.

Do lado de dentro, apesar dos constantes avisos, também tinha aglomeração na espera por atendimento nos boxes e nas lojas. Alguns fregueses se precaviam usando máscaras e, antes de entrar, higienizavam as mãos com álcool em gel fornecido pela equipe do mercado. O cenário está bem diferentes dos anos anteriores. Muitos fregueses optaram pelo serviço de entrega, requisitado por telefone, WhatsApp e até por rede social. O diretor da Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado de São Pedro, Atílio Guglielmo, estima que o crescimento deste atendimento aumentou entre 30% e 40%, o que acarretou numa nova forma na relação de venda e consumo:

— Não é o habitual do mercado. A gente tá criando, talvez, uma nova maneira de vender o peixe fresco, da pessoa pedir pelo telefone, site e Facebook. A gente está tentando achar todos os caminhos possíveis para que tenha menos gente na rua — contou Guglielmo em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo. — Pedimos às pessoas que estão vindo para cá que fiquem distantes um do outro. É uma situação em que não queremos que a pessoa leve uma doença para casa — alertou.

O mercado abriu as portas às 5h35 para o público. A entrada dos clientes é controlada. À medida que uns saem, outros são liberados para entrar. A estratégia para o atendimento, conforme contou Guglielmo, foi organizar em parceria com a Prefeitura de Niterói, a Vigilância Sanitária e a Guarda Municipal.

O Globo