Trump tenta explicar por que EUA têm mais mortes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alex Wong/Getty

O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira 15 que a epidemia de coronavírus nos Estados Unidos já atingiu seu pico e que alguns estados do país poderão iniciar uma reabertura ainda neste mês.

“Os dados sugerem que, em todo o país, já passamos pelo pico”, disse Trump a repórteres na Casa Branca. “Espero que continue e continuemos a fazer grandes progressos”.

Segundo o republicano, um novo plano de ação deve ser anunciado nesta quinta-feira, 16, depois que ele discutir o tema com os governadores. “Queremos nosso país de volta”, afirmou. Os Estados Unidos são o país mais atingido pela Covid-19 no mundo, com mais de 639 mil casos e cerca de 30 mil mortes, segundo monitoramento em tempo real da Universidade Johns Hopkings.

Trump trava uma batalha com os governadores e prefeitos para tomar as rédeas das decisões sobre quando aliviar ou endurecer as medidas de isolamento social no país, ainda que a Constituição atribua a responsabilidade pela saúde pública aos estados. Tudo para mostrar aos americanos que está na linha de frente, como comandante em chefe, da luta contra a Covid-19.

Veja