Veja medidas “de exceção” que Bolsonaro pode tomar

Todos os posts, Últimas notícias

Um gesto recente do presidente Jair Bolsonaro virou tema de uma discussão que se renova de tempos em tempos desde o início de seu mandato no Palácio do Planalto: até que ponto ele representa uma ameaça às instituições democráticas do país?

No último dia 19, em cima da caçamba de uma caminhonete e diante do quartel-general do Exército em Brasília, Bolsonaro participou de um ato de seus apoiadores que pediam intervenção militar no Brasil.

Em discurso, o presidente afirmou a eles que “acabou a época da patifaria” e gritou palavras de ordem como “agora é o povo no poder” e “não queremos negociar nada”.

O gesto do presidente foi seguido de fortes críticas de líderes do Congresso, dirigentes de partidos políticos, ministros do Supremo Tribunal Federal e diferentes entidades da sociedade civil.

O mais duro recado veio do STF, ao autorizar a abertura de inquérito a pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) para investigar quem estava por trás da organização do ato.

O objetivo do procurador-geral, Augusto Aras, é apurar possível violação da Lei de Segurança Nacional por “atos contra o regime da democracia brasileira”. “O Estado brasileiro admite única ideologia que é a do regime da democracia participativa. Qualquer atentado à democracia afronta a Constituição e a Lei de Segurança Nacional”, afirmou Aras, sem citar Bolsonaro.

Apesar de não aparecer no pedido de abertura do inquérito, o presidente ocupa o centro dessa discussão, já que frases antidemocráticas têm sido uma pauta quase constante em seu governo. O próprio Bolsonaro já afirmou que “não houve ditadura no Brasil” e que, como qualquer casamento, o regime teve alguns “probleminhas”.

Dá peso à essa preocupação o fato de Bolsonaro, desde o início da crise do coronavírus, ter feito uma série de insinuações em tom de ameaça sobre as regras do jogo. O presidente, por exemplo, ameaçou dar uma “canetada” para derrubar medidas de isolamento adotadas por governadores e prefeitos, o que acabou rechaçado pelo Supremo.

A eventual decretação de um estado de sítio também não é mais um tema tabu para o presidente. No último dia 16, ele disse: “Quem tem poder de decretar estado de defesa ou de sítio —depois de uma decisão do Parlamento— é o presidente da República, e não prefeito ou governador. O excesso não levará à solução do problema. Muito pelo contrário, [ele] se agravará”.

A crise política se intensificou com a saída traumática do ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Ao anunciar sua demissão, na última sexta-feira (24), o ex-juiz disse que o presidente queria um diretor-geral da Polícia Federal que o informasse sobre investigações e relatórios de inteligência. Bolsonaro admitiu interesse pessoal na PF, mas negou ter pedido a Moro o andamento de qualquer processo.