58% acham Bolsonaro péssimo no combate à covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A forma como o presidente Jair Bolsonaro tem enfrentando a crise do novo coronavírus é avaliada como ruim ou péssima por 58% dos brasileiros. É o pior índice para a série histórica iniciada em 20 de março. À época, apenas 18% tinham a mesma percepção. Os dados constam de uma pesquisa divulgada hoje pela XP/Ipespe.

A avaliação de que o governo Bolsonaro é ruim ou péssimo continuou a subir e agora chegou aos 50%; o índice para ótimo e bom diminuiu para 25%. Em meados de abril, os valores eram de 40% e 30%, respectivamente. Agora, 48% têm uma expectativa ruim ou péssima para o restante do governo Bolsonaro, enquanto que 27% têm expectativa ótima ou boa.

O pior da crise ainda está por vir para 68%, 22% acreditam que o pior já passou e 10% não sabem. Para 76% dos entrevistados, o isolamento social é a melhor forma de prevenção, ao passo que 14% acham a medida um exagero, 7% dizem que não é o melhor caminho, e 3% não sabem.

A economia do Brasil está no caminho errado para 57% e no caminho certo para 28%. O impacto nas finanças pessoais é tido como certo para 82%, enquanto que 56% já o estão sentindo na pele.

A pesquisa ouviu mil pessoas entre os dias 16 e 18 de maio; a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Veja