Advogado entra na Justiça para tirar Bolsonaro de inquérito

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Foi protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de habeas corpus em favor do presidente Jair Bolsonaro no inquérito aberto para investigas as acusações do ex-ministro Sergio Moro contra ele. O pedido, porém, não partiu da equipe de defesa do presidente ou da Advocacia-Geral da União (AGU), mas de um advogado do Mato Grosso que agiu por conta própria.

No pedido, o defensor João Manuel Reis Filho alega que Bolsonaro não deve ser alvo de investigação e afirma que é preciso investigar Moro para apurar “crimes contra a honra” do presidente.

Reis Filho também pede a troca do ministro relator do Inquérito 4.831, que atualmente é o ministro Celso de Mello.

Veja imagens do pedido, que deverá ser analisado por Celso de Mello mesmo não tendo sido originado pela equipe de advogados de Bolsonaro.

Em depoimento no último fim de semana, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro reafirmou que foi pressionado pelo presidente da República a concordar com a troca do diretor-geral da Polícia Federal e do superintendente da corporação no Rio de Janeiro.

A partir do depoimento de Moro, os investigadores pediram e o Supremo autorizou que se colha o depoimento de ministros militares do Planalto, da deputada federal Carla Zambelli e de delegados da PF, incluindo o ex-diretor Maurício Valeixo.

Bolsonaro é investigado no inquérito, mas não teve um pedido de interrogatório previsto até o momento.

O Metrópoles procurou a comunicação de Bolsonaro para consultar sobre o pedido de habeas corpus e aguarda resposta, que não chegou até a publicação desta reportagem.

Metrópoles