Apoiadora de Bolsonaro o questiona por fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro demonstrou incômodo na manhã desta quinta-feira ao ser questionado sobre uma alegada fraude na eleição presidencial de 2018. O próprio presidente já afirmou que tem provas de que venceu o pleito no primeiro turno e disse que as apresentaria – o que não fez depois, o entanto. Uma apoiadora que o aguardava no Palácio da Alvorada perguntou a Bolsonaro quando ele apresentaria as provas, mas não teve resposta.

Segundo ela, que reverberava uma tese que circula em grupos bolsonaristas, é necessário fazer uma auditoria das urnas eletrônicas, porque as provas da fraude já estão disponíveis. – O senhor ganhou no primeiro turno, com 75% dos votos. Quando o senhor vai apresentar as provas da fraude eleitoral? – questionou a apoiadora.

– Que provas? (quando ela começou a falar no tema). A senhora é jornalista? Calma, calma – disse o presidente, depois que apoiadora insistiu no assunto.

A apoiadora negou fazer parte da imprensa e disse que era uma “tia do zap”, em referência ao aplicativo WhatsApp. Em março, Bolsonaro afirmou, em um evento nos Estados Unidos, que havia vencido a eleição no primeiro turno. “Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito no primeiro turno mas, no meu entender, teve fraude. E nós temos não apenas palavra, temos comprovado, brevemente quero mostrar, porque precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, passível de manipulação e de fraudes. Então acredito até que eu tive muito mais votos no segundo turno do que se poderia esperar, e ficaria bastante complicado uma fraude naquele momento.”

A declaração foi repudiada pelo Tribunal Superior Eleitoral, que reforçou a “absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização”. O Tribunal acrescentou que “Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil, e o TSE garantirá que continue a ser assim”. O presidente deixou o Palácio da Alvorada sem falar com os jornalistas.

O Globo