Barroso se diz “preocupado” com ameaça de golpe

Destaque, Reportagem, Todos os posts, Últimas notícias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso disse neste domingo, em entrevista à Globonews, que é “preocupante” a afirmação do presidente da República, Jair Bolsonaro, de que possui apoio das Forças Armadas. Ao comparecer a um ato antidemocrático contra o STF, o Congresso e o ex-ministro Sergio Moro, Bolsonaro declarou que não vai mais “admitir interferência” em seu governo e que chegou “ao limite”.

Repúdio:Maia, ministros do STF, governadores e OAB criticam ataques em ato pró-Bolsonaro

– A mim, pessoalmente, só me preocupou uma coisa: a invocação de que as Forças Armadas apoiavam o governo. E aí eu acho que este é um fato que traz algum grau de preocupação, porque as Forças Armadas são instituições do Estado, subordinadas à Constituição e, portanto, elas não estão dentro de governo, vinculadas a governo algum. E, portanto, não se deve arremessar as Forças Armadas no varejo da política. Isso foi o que aconteceu na Venezuela, com os resultados que nós verificamos – disse Barroso à Globonews.

Diálogos:Moro entregou à PF conversas dos últimos 15 dias com Bolsonaro

Na véspera do ato deste domingo, que contou com ataques ao STF e ao Congresso, Bolsonaro havia se reunido com os comandantes da Aeronáutica, do Exército e da Marinha no Palácio da Alvorada. Também participaram do encontro ministros militares do governo, como o titular da Defesa, Fernando Azevedo.

Bela Megale:Investigadores copiam dados do celular de Moro

Apesar da reprovação ao discurso adotado por Bolsonaro diante de seus apoiadores neste domingo, Barroso disse que não há crise institucional.

– O Congresso Nacional rejeitou Medidas Provisórias do presidente da República e elas deixaram de vigorar. Portanto, a Constituição foi cumprida. O Supremo Tribunal Federal proferiu decisões contrárias a atos do presidente e essas decisões foram observadas. E, portanto, a Constituição foi cumprida, de modo que eu, até este momento, não vislumbro vestígio de crise institucional – acrescentou o ministro