Bolsonaro diz que está acima da lei

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que “jamais” entregará seu telefone celular, mesmo que isso seja determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro disse que só faria isso se fosse um “rato” e classificou uma possível apreensão como “afronta”.

— Só se fosse um rato para entregar o telefone — disse Bolsonaro, em entrevista à rádio Joven Pan. — Jamais pegarão meu telefone. Jamais. Seria uma afronta ao presidente da República.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, um pedido apresentado por parlamentares de oposição de apreensão do celular de Bolsonaro. Como é de praxe, quando “notícia-crime” é apresentada por qualquer cidadão, o caso é remetido para análise do Ministério Público Federal, a quem compete decidir se os fatos narrados devem ou não ser investigados.

Bolsonaro afirmou que Celso de Mello “pecou” porque poderia ter ignorado o pedido.

— O senhor Celso de Mello, lamentavelmente, pecou. Ele podia ignorar.

O presidente também disse ter “certeza” de que Augusto Aras não dará prosseguimento ao pedido.

Em nota, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou que a apreensão seria uma “afronta à autoridade máxima do Poder Executivo e interferência inadmissível de outro Poder” e que “poderá ter consequências imprevisíveis”.

O Globo