Bolsonaro pode puxar o tapete de Guedes no veto a reajustes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A mudança brusca de Jair Bolsonaro sobre o reajuste de servidores provocou dúvidas entre parlamentares e membros da equipe econômica sobre se o presidente vetará mesmo a medida, indo contra a sua principal base de apoio político. Primeiro, ele apoiou que militares e policiais fossem poupados, depois defendeu o discurso de Paulo Guedes de contenção de despesas.

Guedes já foi atropelado outras vezes por Bolsonaro, como na reforma da Previdência, quando o presidente ligou diretamente para parlamentares pedindo mudanças no texto da equipe econômica para ajudar policiais. O presidente também não vacilou em demitir Joaquim Levy do BNDES sem consultar o chefe da Economia.

Parlamentares da bancada da bala passaram a quinta (7) elaborando uma alternativa ao veto. Uma saída aventada é sugerir ao presidente ampliar seu veto a outro trecho, o inciso IX, o que liberaria o pagamento de promoções automáticas relevantes, principalmente para militares. Uma derrubada do veto é vista com ceticismo entre líderes do centrão, agora aliados de Bolsonaro.

Folha De S, Paulo