Bolsonaro promete não polemizar em reunião com governadores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/Presidência da República

O Planalto quer aproveitar a primeira reunião do presidente com todos os governadores desde o início da pandemia para melhorar o diálogo institucional. A expectativa é que a conversa ocorra sem as hostilidades que pautaram as relações federativas nos últimos meses. Apesar de os governadores temerem que Jair Bolsonaro utilize o projeto de ajuda aos Estados, tema da reunião desta manhã, como forma de pressioná-los a flexibilizar o isolamento, assessores palacianos garantem que polêmicas do combate ao coronavírus não serão abordadas.

Ao menos, é essa a intenção dos bombeiros, que nem sempre conseguem segurar o temperamento de Bolsonaro.

Para um interlocutor, Bolsonaro quer mesmo é “a foto”: reunião tranquila com governadores.

O presidente vai comunicá-los do veto ao reajuste de servidores, a pedido de Paulo Guedes. Ele também estará na reunião.

Da parte dos Estados, os governadores escolheram como porta-vozes dois mais “neutros”: Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES).

Todos vão repetir ao governo federal a mesma demanda de sempre: o pedido por respiradores.

“Espero que Bolsonaro esteja em um dia de ponderação, não insista em polêmicas inúteis e busque o diálogo em torno de temas sérios. Abertura da economia depende de cada Estado e já está ocorrendo”, disse Flávio Dino (PCdoB-MA) à Coluna.

Estadão