Brasil ultrapassa EUA e já gera mais mortes diárias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mike Segar/Reuters

O Brasil ultrapassou nesta segunda-feira, 25, os Estados Unidos em número de mortes diárias por Covid-19. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, o país registrou 807 novos óbitos na data de ontem, já os EUA ficaram na marca dos 620 pacientes fatais nas últimas 24 horas segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano.

A ultrapassagem de registros ocorre justamente no início de uma semana, quando normalmente as notificações de óbitos e casos brasileiros estão abaixo da média a ser atingida durante a semana. Isso porque há uma forte subnotificação durante o sábado e o domingo.

Os Estados Unidos figuram como o país com maior impacto da Covid-19 até agora. São 98.426 mortes e mais 1,6 milhão de casos. O Brasil, de acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, ocupa a sexta posição em óbitos e segundo maior patamar de registros de casos confirmados da doença. São 374.898 casos e 23.473 mortes.

Na última sexta-feira, 21 a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a América do Sul se tornou um novo epicentro da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, sendo o Brasil o país mais afetado da região. A entidade advertiu o governo brasileiro por ter autorizado o uso da cloroquina no tratamento de pacientes.

“A América do Sul se tornou um novo epicentro da doença”, afirmou Ryan. “Também notamos que o Brasil aprovou a expansão do uso da cloroquina, mas nós atentamos ao fato de que há revisões sistemáticas feitas pela Organização Pan-americana de Saúde que dizem não haver evidência clínica para aprova o uso da cloroquina como tratamento para a Covid-19, não até os testes terem sido finalizados e obtivermos resultados claros”, disse.

Veja