Como Bolsonaro, Trump incita à automedicação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: George Frey – 18.mai.20/AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na quarta-feira (20) que pararia de tomar o medicamento anti-malária hidroxicloroquina em um ou dois dias.

Trump revelou na segunda (18) que estava tomando o remédio como forma de prevenção contra a Covid-19, apesar das advertências médicas sobre possíveis efeitos colaterais graves e dúvidas sobre sua eficácia.

“Tenho tomado [o medicamento] há uma semana e meia. Uma pílula por dia”, afirmou Trump a repórteres na segunda. O presidente americano diz que não apresentou efeitos colaterais ao uso.

Ele afirmou também que está tomando uma dose única de azitromicina, um antibiótico destinado a prevenir infecções, além de zinco. “Tudo o que posso dizer é que até agora parece que estou bem”, disse ele no mesmo dia.

O presidente americano, que realiza testes diários para detectar a presença do vírus, afirmou que havia perguntado se poderia tomar o medicamento ao médico da Casa Branca, que teria respondido: “Bom, se você quiser”.​

Trump tem promovido a droga como uma possível forma de tratamento para a Covid-19, mas estudos mostraram que o medicamento não é eficaz e poderia causar problemas cardíacos em pacientes infectados.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, também defende o uso do remédio no tratamento contra o novo coronavírus.

Nesta quarta, o governo anunciou a ampliação no protocolo de uso da cloroquina e hidroxicloroquina também para casos leves da doença.

O próprio texto, porém, reconhece que não há evidências suficientes de eficácia, e o termo de consentimento do paciente cita risco de agravamento da condição clínica.

Folha De S. Paulo