Criança de 6 anos explica a Teich regras de isolamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Alvo da pressão de bolsonaristas e de opositores na crise que já matou mais de 11 mil pessoas no Brasil, o ministro Nelson Teich (Saúde) aproveitou a ida ao Rio a trabalho para visitar a mãe no domingo (10). No condomínio, na Barra da Tijuca, não teve folga e levou sermão.

Enquanto adentrava o elevador, ouviu de uma menina de 6 anos que não podia entrar ali. Teich, usando máscara e já dentro do elevador, então perguntou a capacidade de pessoas do equipamento.

Enquanto a mãe começava a responder, foi interrompida pela criança, que passou a explicar a regra do condomínio segundo a qual só pode entrar uma família por vez no elevador. Teich, então, desculpou-se.

Por sua idade, a mãe de Teich, Nelaby, 87, faz parte do grupo de risco, que, segundo recomendações do próprio Ministério da Saúde, deve ficar em isolamento social. O ministro havia visitado o Hospital Federal de Bonsucesso, referência no tratamento de Covid-19, um dia antes.

O ministro afirma que o encontro observou as recomendações de distanciamento, etiqueta respiratória e uso de máscara. Diz que realizou teste para coronavírus antes do encontro e que o resultado foi negativo. Sobre a bronca no elevador, diz ter agradecido a orientação.

O período de incubação do coronavírus, ou seja, o tempo entre a infecção do ser humano pela doença e o início dos sintomas das doenças, varia de um a 14 dias, geralmente ficando em torno de cinco dias.

Uma análise estatística do primeiro grande surto do novo coronavírus, na China, indica que quase 90% das pessoas doentes não apresentaram sintomas quando ainda não havia restrições de viagens em território chinês.

Folha De S. Paulo