Flávio homenageou delegado citado em inquérito

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wilson Dias

O delegado da Polícia Federal Márcio Derenne recebeu a maior homenagem da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a medalha Tiradendes. A honraria foi concedida a pedido do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.

O projeto de lei que concedeu a medalha, em 2008, foi assinado em conjunto com o então deputado José Nader.

A homenagem reforça a ligação do delegado Derenne com a família Bolsonaro. Essa proximidade foi mencionada em depoimento no inquérito que investiga suspeitas de tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro na PF.

Derenne foi citado nesta terça-feira (19) no segundo depoimento do ex-superintendente da PF no Rio e atual diretor executivo da instituição, Carlos Henrique Oliveira.

Questionado se sabia se algum policial federal da superintendência do Rio era próximo da família Bolsonaro, Oliveira respondeu que “se recorda do delegado Márcio Derenne, o qual, segundo tem conhecimento, não participou da Operação Furna da Onça”.

No fim de semana, o empresário Paulo Marinho disse ao jornal “Folha de S. Paulo” que, em 2018, informações sobre a operação foram vazadas de dentro da PF ao senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. O Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar essa denúncia.

Oliveira disse que “a proximidade conhecida pelo depoente seria entre o delegado Márcio Derenne e os filhos do presidente, não sabendo precisar exatamente qual dos filhos”. Mas acrescentou que “se recorda do então Dep. Estadual Flavio Bolsonaro participar de eventos públicos na SR/RJ [superintendência regional], e eventos sociais promovidos pela Associação de Delegados Federais”.

Derenne já foi presidente da associação de delegados da PF no Rio citada no depoimento do diretor-executivo. O delegado tem uma ampla lista de trabalhos com políticos, citada por Carlos Henrique Oliveira.

“Foi cedido para atuar em outros órgãos, tais como: Rio de Janeiro, gabinete do Senador Lidberg Farias, cedido para atuar junto ao Ministro Picciani Filho; que Derenne se encontra em missão no exterior, na representação da Interpol na ONU possivelmente desde o ano de 2019”, diz trecho do depoimento prestado nesta terça.

Abaixo a justificativa para a honraria concedida pela Alerj em 2008 a pedido de Flávio Bolsonaro e José Nader:

“Dr. Márcio Derenne, homem de sólida experiência profissional e educacional, é graduado em Direito e Comunicação Social (Jornalismo) com pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal. Sua dedicação ao estudo lhe trouxe cursos na Escola Superior de Guerra e diversas especializações no Brasil e exterior na Área de Segurança Pública. Como Delegado de Polícia Federal, Dr. Márcio Derenne traz como experiência passagens pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e Paraná. Respeitado pela capacidade de aliar espírito empreendedor ao conhecimento jurídico, a posição honrosa de Subsecretário, na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, é corolário do seu esforço na busca de soluções dos problemas que lhe são afetos em face da difícil tarefa que lhe é pertinente. Homem de coragem pulsante e vontade inabalável de buscar sempre o melhor, sua dedicação transcende ao que é normalmente exigível de suas funções, fato que o torna merecedor da mais alta comenda desta Casa, a Medalha Tiradentes.”

G1