Globo estaria preparando demissões em massa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Grupo Globo prepara uma nova lista de demissões em massa, dando continuidade no processo que vem acontecendo desde o ano passado. Segundo o site NaTelinha, todos os executivos já foram informados de que precisam escolher nomes para demitir e, se for o caso, aposentar seus funcionários.

A emissora já vem fazendo demissões desde o ano passado. Nomes como Bianca Bin e Bruna Marquezine tiveram o contrato fixo substituído por obra, enquanto Bruno Gagliasso trocou a Globo pela plataforma de streaming Netflix. Além das demissões, a Globo também está renegociando salários de suas principais estrelas.

A nova onda de demissões, segundo o site, irá atingir todo o Grupo Globo, não só a televisão aberta. Globosat, globo.com e até a Som Livre deverão sofrer com as baixas, previstas para serem anunciadas até o início do último quadrimestre com colaboradores de todas as hierarquias.

O diretor Silvio de Abreu foi informado, ainda segundo o site, de que precisará fazer cortes e tudo indica que diretores, atores e até autores poderão entrar na lista. Porém, a ideia é que os contratos fixos sejam substituídos por obra, ou seja, quando o empregado é admitido para trabalhar enquanto determinado serviço durar.

Fontes ligadas aos responsáveis pela Uma Só Globo, plano de fusão das empresas do Grupo Globo, afirmaram que as demissões atingirão funcionários de todos os escalões, de executivos até assistentes administrativos. Servidores e diretores com mais tempo de casa poderão optar pela aposentadoria compulsória, o que garante um bom dinheiro no acordo.

Procurado pelo NaTelinha, a emissora divulgou um comunicado afirmando que o grupo vem fazendo “importantes reestruturações ao longo dos últimos anos para nos preparar para novos desafios e para o futuro.”

Confira a nota na íntegra:

“Como amplamente divulgado, temos feito importantes reestruturações ao longo dos últimos anos para nos preparar para novos desafios e para o futuro. Adotamos novos modelos de gestão, de criação, de gestão de negócios, de gestão de talentos, além de produção e de distribuição de nossos conteúdos. Mudanças fundamentais que consolidaram a nossa atuação na criação, na produção e na distribuição de conteúdo multiplataforma de qualidade.

Mais recentemente, seguindo a nossa estratégia de transformação digital, com foco tanto na produção de conteúdo como em tecnologias que permitam fazer ofertas mais adequadas ao público, iniciamos a revisão do modelo operacional da Globo, incluindo os processos, a governança e a estrutura da empresa.

Diante deste cenário, considerando a fusão das cinco empresas que fazem parte deste processo, é natural que se façam ajustes. Se olharmos de forma mais ampla, todas as grandes empresas modernas passam por processos na busca de eficiência e de evolução constante. Na Globo, não é diferente”.

Metrópoles