Governo do Pará não consegue implantar lockdown

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução TV Globo

No primeiro dia em vigor do bloqueio total (lockdown) decreto no Pará, o índice de adesão ao distanciamento social no estado seguiu abaixo da expectativa das autoridades locais.Na terça-feira, dia anterior à entrada em vigor da medida, este índice foi de 45,52%. Na quarta-feira, primeiro dia em vigor da medida, o valor subiu para apenas 45,70%, um aumento de 0,18 ponto percentual. A expectativa era de que o índice ficasse em, pelo menos, 70%.

O Pará é um dos estados mais afetados pela epidemia causada pelo novo coronavírus. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira, o estado era o sétimo colocado em número de casos (5.017) e o sexto em número de mortes (392).

Diante do avanço da doença no estado, o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), decretou o bloqueio total na terça-feira. O uso de máscaras nas ruas da cidade é obrigatório e as pessoas não podem mais transitar pelas ruas de 10 cidades (incluindo a capital Belém) sem justificativas como a compra de alimentos, produtos de higiene, realização de exames médicos ou a ida ao trabalho desde que ele seja considerado uma atividade essencial.

O Pará foi o segundo estado do país a decretar o lockdown. O primeiro foi o Maranhão, mas lá, o governador Flávio Dino (PCdoB) tomou a medida após uma decisão da Justiça.

O secretário de segurança do Pará, Ualame Machado, lamentou o índice negativo.

– Nós tivemos um dia muito ruim na quarta-feira, apesar da 8ª posição no ranking, a média foi de 45% de isolamento, abaixo de 50% quando deveríamos estar alcançando 70% – disse Machado.

O Globo