Ministra do STF fala em “tempos sombrios”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra Rosa Weber se despediu nesta quinta-feira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um discurso emocionado e cauteloso, evitando dar recados que pudessem esquentar os ânimos políticos, como chegou a ser ventilado. Ainda assim, mencionou que sua saída se dá em “tempos inesperados e sombrios”.

Durante quase três horas de sessão, o colegiado debateu apenas dois processos e ambos não foram concluídos. O primeiro, que tratava de regras para multas eleitorais, foi alvo de um pedido de vistas e o segundo, sobre a cassação de um mandato parlamentar, não chegou a ser julgado pelo plenário.

Rosa Weber estava na presidência do TSE desde 2018 e será substituída no cargo pelo ministro Luís Roberto Barroso. O próximo vice-presidente do tribunal será o ministro Edson Fachin.

Com a voz embargada, ela dedicou suas últimas palavras a agradecimentos a colegas, falou de tempos “inesperados e sombrios” da pandemia do coronavírus e destacou que sua gestão sempre teve como norte “o fortalecimento da democracia no Brasil”.

Valor Econômico