Ministros veem 1º escalão de Bolsonaro envolvido em atos golpistas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto : Rosinei Coutinho / SCO / STF

Após a análise do vídeo da reunião ministerial, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam, nos bastidores, que ficou “claro” que as manifestações antidemocráticas nas ruas são comandadas por ministros do primeiro escalão do governo de Jair Bolsonaro. A informação é do blog de Andréia Sadi, no G1.

Para uma fonte do STF ouvida pelo blog, se fossem manifestações espontâneas, “não teriam reverberação na boca do ministro da Educação, nem no tom da nota do ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional”. Além disso, os ataques ao STF feitos pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, pioram a relação do Planalto com a corte que já é ruim.

Ministros do governo que costumam fazer a ponte com o STF temem que a relação seja inviabilizada de vez e acreditam que qualquer retomada será adiada, já que o ministro Dias Toffoli, presidente da corte e considerado o único elo do Planalto com o STF, está afastado por questões de saúde.

Já a cúpula do governo enxerga “exageros” dos ministros Celso de Mello e Alexandre de Moraes em decisões judiciais que atingem o governo, a exemplo da liberação do vídeo quase na íntegra e da liminar que barrou Alexandre Ramagem de assumir a direção da Polícia Federal.

Metro1