No Norte, covid19 aumenta em casas superlotadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/CNN

Estados do Norte do país, que têm enfrentado números altos de incidência do novo coronavírus, têm mais moradores em um mesmo dormitório que no resto do país, o que pode dificultar o necessário isolamento social obrigatório no combate à pandemia.

Dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Acre e Maranhão se destacam na quantidade dos chamados domicílios adensados, que são aqueles que têm mais de 3 moradores por dormitório.

Há, no Brasil, 9,7% da população nesta situação, ou 18,4 milhões de pessoas. A maior quantidade está no Pará (1,6 milhões), Amazonas (1,1 milhão) e Maranhão (1 milhão). Importante ressaltar que hoje o Amazonas vive uma situação de colapso na saúde, com falta de leitos de UTI e rápido crescimento nos casos e mortes por Covid-19. É considerado um dos estados em situação mais crítica no enfrentamento à pandemia.

Há uma forte concentração desse tipo de alta densidade de moradores por dormitório no Norte – seis estados representam 23% da população que vivia em domicílios com estas características. E um quinto da população desses estados vive nessas condições.

Em outras regiões, segundo o IBGE, isto ocorre com mais frequência nas periferias metropolitanas. As concentrações urbanas de São Paulo e Rio de Janeiro, somadas, têm 4,2 milhões de pessoas vivendo neste tipo de domicílio adensado.

CNN Brasil