Nordeste enfrenta pandemia de fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A epidemia de fake news em todos os Estados levou secretários de comunicação do Nordeste, após pedido dos governadores, a elaborar dossiê com as piores e mais nefastas mentiras que circulam nas redes sociais. A ideia é apresentar o compilado na CPI mista de Fake News, do Congresso. No Ceará, a Assembleia Legislativa aprovou lei, sancionada por Camilo Santana (PT), que prevê multa de até R$ 2.000 para quem compartilhar notícias falsas sobre a covid-19. Colegas dele se animaram com a possibilidade de adotar medidas semelhantes.

“É uma boa ideia. As fake news ajudam a matar a democracia. Em um contexto de pandemia, matam também pessoas”, diz Flávio Dino (PCdoB-MA).

O deputado estadual André Fernandes (PSL-CE), bolsonarista, critica a medida adotada pelo governo do Ceará. Segundo ele, trata-se de censura.

“Enquanto o presidente se posicionar contra medidas de distanciamento social e priorizar disputas políticas, a tendência é de que o volume de fake news contra os governadores do Nordeste siga aumentando”, diz texto elaborado pelo secretários.

Estadão