PIB tem tombo histórico em março

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil / Agência O Globo

Com reflexos da pandemia, a economia brasileira sofreu queda de 5,9% em março na comparação com o mês anterior, aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira.

A estatística de março é a primeira que reflete o impacto do coronavírus na economia, com redução do comércio mundial e as medidas de isolamento social.

O índice aponta para uma redução de 1,95% no primeiro trimestre deste ano em relação ao último de 2019. Na relação com o mesmo período do ano passado, a queda foi mais branda, de 0,28%. O resultado negativo para o período foi puxado pela redução do mês de março, depois de resultados positivos em janeiro e fevereiro.

Na comparação mensal com março de 2019, a queda foi de 1,52%. Nos últimos 12 meses, sem ajuste sazonal, o país cresceu 0,75%.

O resultado veio dentro da expectativa do mercado. Gilmar Alves, economista sênior do banco BMG, explica que o número ainda representa pouco na queda na atividade econômica porque foi só em abril que as medidas de isolamento social entraram com mais força.

– Essas restrições não pegaram nem a metade de março. A tendência é ser muito pior nos próximos meses, infelizmente. Esse resultado do IBC-Br indica que o primeiro trimestre pode ser um pouco menos negativo do que se esperava, mas nada indica que isso não vá implicar num segundo trimestre bem negativo.

As previsões da FGV/Ibre para abril são de uma queda de 15,1% na comparação com o mesmo mês de 2019 e 10% na comparação com março. Luana Miranda, economista e pesquisadora do Ibre, aponta que as estatísticas de abril que já foram divulgadas mostram quedas muito fortes, como a redução em 99% da produção da indústria automotiva.

– Não tem modelo que se sustente com essas informações antecedentes. Os dados da indústria, comércio, todas registrando recorde de queda em abril. Pelo menos com os dados que a gente tem até agora, eles indicam uma queda de dois dígitos no IBC de abril e no PIB do segundo trimestre também – disse.

O IBC-Br é uma prévia aproximada do Produto Interno Bruto (PIB) calculada pela autoridade monetária e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 3%.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade em três setores: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Já o PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é mais abrangente e também se baseia, por exemplo, em índices de orçamentos familiares e inflação. É a soma de tudo que foi produzido no país.

Na quarta-feira, o Ministério da Economia revisou sua projeção e estimou uma queda de 4,7% no PIB em 2020.

O Globo