População brasileira está se armando loucamente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O número de armas novas registradas pela Polícia Federal no país quase quadruplicou nos primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e abril de 2020, a PF registrou 48.278 armas de fogo novas. Entre janeiro e abril de 2019 foram 13.451 registros.

A maior parte dessas novas armas não está nas mãos de seguranças privados ou de agentes públicos, mas nas mãos de cidadãos – conforme informou a PF ao Valor.

Das 48.278 armas novas registradas pela PF até abril, 28.263 foram registradas em nomes de pessoas físicas, ou “cidadãos”, termo que aparece nas tabelas com dados compilados pela PF. As outras categorias em nome de quem as armas foram registradas são as de caçadores de subsistência, servidores, empresas, órgãos públicos, fabricantes e revendedores.

O armamento da população tem sido um dos temas favoritos do presidente Jair Bolsonaro desde que ele era deputado federal.

O assunto voltou ao noticiário nos últimos dias, quando o ministro do Supremo Tribunal de Federal Celso de Melo tornou público vídeo da reunião ministerial ocorrida em 22 de abril. Na reunião, Bolsonaro diz que a população armada tem como impedir a instalação de uma ditadura.

O argumento foi usado num momento em que o presidente fazia críticas a casos de prefeitos que baixaram decretos sobre isolamento social em seus municípios e onde houve casos de pessoas sendo algemadas por circularem pelas ruas, desobedecendo as regras.

Em julho de 2019, a PF começou a acelerar os registros de armas novas. Se no primeiro quadrimestre daquele ano, oscilaram entre pouco mais de 2 mil e 4 mil por mês; a partir de julho os registros ficaram na casa dos 7 mil e 10 mil. Em dezembro, houve um pico de quase 19 mil registros de armas novas.

Este ano, entre janeiro e abril, ficaram na casa dos 9 mil a 10 mil registros por mês, com novo pico em março de quase 19 mil. Os Estados onde houve o maior número de registros de armas novas até abril por parte de pessoas físicas foram Rio Grande do Sul (4.064 registros), Minas Gerais (3.439), Santa Catarina (2.723) e Paraná (2.310).

A instituição também computa os registros de armas usadas e as renovações de registros. Nesse caso, até abril a PF expediu um total de 67.695 registros. No mesmo período de 2019 foram 61.014.

Segundo a PF, existem hoje 414.224 armas de fogo em posse de cidadãos com registros válidos. O número de portes de armas expedidos pela PF para fins de defesa pessoal é bem menor: 8.827. Nos primeiros quatro meses deste ano, a PF concedeu 1.232 portes para defesa pessoal – ante 724 do mesmo período do ano passado.

Valor Econômico