Prefeitos estranham abertura de barbearias e academias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O decreto publicado pelo presidente Jair Bolsonaro que inclui salões de beleza, barbearias e academias de esporte como serviços essenciais foi recebido com cautela e estranhamento pelos prefeitos, que têm prerrogativa para definir quais atividades podem ou não funcionar nos municípios durante a pandemia do coronavírus, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal.

“Causa estranheza a maneira como foi anunciado, ontem, o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que inclui na lista de serviços essenciais as atividades de salões de beleza, barbearias e academias. O próprio ministro da Saúde ficou, visivelmente, surpreso com a medida”, disse à CNN o prefeito de Campinas (SP) e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette (PSB).

Tão logo o decreto de Bolsonaro veio a público, pelo menos um terço dos governadores do país se posicionaram publicamente contrários à medida ou em rumo oposto à flexibilização das medidas de distanciamento e isolamento social. Assim como as prefeituras, as governadorias têm autonomia assegurada pelo STF para decretarem quais atividades podem ou não funcionar por questões de saúde pública, área que é responsabilidade dos três níveis de governo da federação.

“Os prefeitos certamente terão a responsabilidade de consultar seus técnicos antes de tomar qualquer atitude para avaliar se a situação do município permite, de fato, a abertura desse tipo de serviço”, explicou Donizette

CNN Brasil