Prefeitura de SP nega falta de medicamento em falta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress

Hospitais de São Paulo apontam dificuldade para adquirir a droga fentanil, um dos analgésicos sedativos usados em intubações —procedimento usado em pacientes graves de Covid-19.

A Santa Casa e o Hospital Israelita Albert Einstein, por exemplo, afirmam que os seus estoques do medicamento estão abastecidos, mas que está mais difícil encontrar o produto no mercado.

A Secretaria Municipal de Saúde de SP diz que não há falta de fentanil nas unidades da rede pública, “embora tenha ocorrido um aumento do consumo no tratamento de pacientes com Covid-19 submetidos à ventilação mecânica, com consequente redução no mercado para a compra”.

No começo deste mês, a Defensoria Pública do RJ pediu esclarecimentos à prefeitura da capital fluminense sobre uma denúncia da falta do mesmo medicamento no hospital municipal Ronaldo Gazzola, referência no tratamento de pacientes com Covid-19 naquela cidade.

Um dos objetivos era apurar se mortes registradas naquela unidade de saúde em decorrência da doença tinham relação com a falta de fentanil e de medazolam –outro sedativo usado com o mesmo objetivo.

Folha