Regina consegue cancelar nomeação na Funarte

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Em edição extra do Diário Oficial da União, o Palácio do Planalto revogou, na tarde desta terça-feira (5), a nomeação do maestro Dante Mantovani para o cargo de presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Mantovani, exonerado em março com a posse de Regina Duarte como secretária da Cultura, havia sido reconduzido ao cargo pela manhã, em portaria assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil.

O maestro foi demitido após a repercussão negativa de posicionamentos que manifestou em seu canal no YouTube, em especial um vídeo em que associou o rock às práticas de aborto e satanismo. Após a sua saída, em entrevista para a revista Veja, Mantovani criticou Regina Duarte e disse que a secretária “só promove diálogo com a esquerda”.

Nome próximo ao escritor Olavo de Carvalho, o maestro chegou à Funarte pela primeira vez em dezembro de 2019, nomeado por Roberto Alvim, antecessor de Regina Duarte no cargo. Alvim foi demitido em janeiro, após um vídeo em que parafraseava trechos de um discurso feito por Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha durante o nazismo.

Mais cedo, a revista Crusoé divulgou um áudio, reproduzido pela CNN, de uma conversa entre a secretária da Cultura Regina Duarte e uma assessora. Na conversa, a atriz afirma à interlocutora que avaliava que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estava “dispensando” ela ao trazer de volta Dante Mantovani para o governo.

“Então, assim, eles ainda estão decidindo. Está decidido. Eu não sei, não sei. Que loucura. Acho que ele está me dispensando”, disse. A atriz viajou para Brasília e vai se encontrar nesta quarta-feira (6) com o presidente da República.

Nesta terça-feira, a analista Basília Rodrigues já havia citado que Regina Duarte pode estar passando por um processo de fritura na pasta. À CNN, a assessoria de imprensa da secretaria de Cultura negou.

CNN Brasil