Rodízio ampliado em SP não atinge objetivo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA

O secretário de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, Edson Caram, disse hoje que a redução do volume de veículos circulando por causa da implementação do novo rodízio ainda não é a esperada pelas autoridades. A medida tem como objetivo aumentar a taxa de isolamento social em meio ao combate ao coronavírus.

“A princípio, dá pra notar que há uma diminuição no volume de carros andando na cidade de São Paulo. Ainda não é o esperado, a população ainda está se deslocando de uma forma além daquilo que nós queremos”, disse em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

Pelas novas regras, os veículos estarão liberados para trafegar pela maior cidade do país dia sim, dia não, de acordo com o final de sua placa. Números ímpares só podem circular nos dias ímpares, e números pares, apenas nos dias pares.

A restrição de tráfego terá validade todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Além disso, ela irá durar 24 horas por dia.

Em razão do rodízio mais amplo, a prefeitura ampliou em 1.000 ônibus a quantidade de veículos no transporte coletivo. Segundo Caram, além dessa quantidade, mais 460 ônibus que estavam em bolsões entraram em circulação nesta manhã.

O secretário disse que a ideia da restrição não é que as pessoas migrem para o transporte público, mas permaneçam em casa, no momento em que o sistema de saúde está pressionado por causa do alto número de casos de covid-19.

“Essas pessoas que estão circulando deveriam estar em casa em cumprimento ao decreto do prefeito [que recomenda isolamento social a todos que não cumpram serviços essenciais]. Hoje só deveríamos ter na rua pessoas que realmente trabalham em serviço essencial. A quarentena ainda está mantida, leitos de hospitais estão chegando ao seu limite e a curva está crescendo (…) O recado que a prefeitura quis passar foi: fique em casa e salve vidas”, acrescentou.

O secretário de Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo, Alexandre Baldy, que também participou da entrevista, disse que a frota foi aumentada e que, no horário de pico, verificou-se um aumento na demanda no metrô e na CPTM.

“O governo do estado vai trabalhar em toda sua necessidade, tudo o que for necessário para contribuir para que nós consigamos transportar as pessoas com qualidade, e, nesse momento de pandemia, com segurança, evitando aglomeração, foi aumentado o número de trens”, disse.

“Se for preciso aumentar ainda mais o sistema, nós assim o faremos”, afirmou.

Uol