Witzel não paga China e venda de respiradores é cancelada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mauro Pimentel

Uma compra de 116 respiradores pelo Rio de Janeiro foi interrompida nesta quarta-feira (29) por falta de pagamento por parte da gestão Wilson Witzel (PSC).

Os equipamentos seriam embarcados na China para chegarem ao Brasil no começo da semana, o que não acontecerá mais e poderá afetar o cronograma de entrega do hospital de campanha do estádio do Maracanã.

A responsável pela compra é a organização social Iabas (Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde), que opera vários hospitais em São Paulo e Rio de Janeiro. A organização aguardava a transferência de R$ 80 milhões pelo governo do Rio para fazer o pagamento à empresa chinesa que exporta os respiradores. Como o valor não foi pago, não foi feita a operação.

A Folha revelou que o Iabas foi contratado por R$ 835 milhões para construir e administrar os 1.400 leitos dos sete hospitais de campanha no estado, entre eles, o do estádio do Maracanã.

Com o fracasso na tentativa de compra dos respiradores, a inauguração do hospital no estádio pode atrasar. Na China, o feriado do 1º de maio é prolongado, e o contato com empresas do país tende a ser irregular nessa semana. Por isso, a frustração com a transação desta quarta (29) pode se arrastar por mais tempo.

Procurada pelo Painel, a gestão Wilson Witzel (PSC) não enviou resposta.

Folha De S. Paulo