Abertura precipitada agrava pandemia em SP e Doria decreta fechamento

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Governo do estado de São Paulo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que irá prorrogar a quarentena em todo o estado até o dia 28 de junho. O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa nesta quarta-feira (10). Na ocasião, também foi apresentada a nova atualização do Plano São Paulo, que apontou mudanças de fases nas regiões do interior.

De acordo com o plano, que trata da retomada gradual das atividades no estado, as regiões metropolitanas de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente retrocederam para a fase 1, representada pela cor vermelha.

Agora, as regiões consideradas em alerta máximo deverão adotar medidas mais restritivas para o combate ao novo coronavírus.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, a divisão das regiões proposta pelo Plano São Paulo passará por uma atualização na próxima semana.

“Nos próximos dias nós vamos engajar um assunto importante, para consideração de outros indicadores para melhoria constante. Essa é a regionalização que está vigente até sexta-feira. A partir de segunda-feira, teremos uma nova regionalização”.

Ellen destacou os avanços em algumas regiões, que avançaram para a fase 2 da retomada. “Isso fica muito claro da Região Metropolitana, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Agora, eles passam para a fase laranja, onde é permitido a retomada gradual das atividades. Isolamento social é chave nesse processo”, disse.

Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afirmou que há “uma retração da pandemia na Baixada Santista e no Vale do Ribeira”.

“Aqui na região metropolitana de São Paulo, há um grande avanço devido à capacidade de segurança hospitalar. Aumentamos, em 15 dias, em 40% a capacidade hospitalar, com 304 novos leitos na região”, acrescentou.

Por outro lado, Vinholi também alertou para o avanço da pandemia no interior do estado de São Paulo, com destaque para as regiões metropolitanas de Sorocaba e Campinas.

“As regiões de Sorocaba e Campinas, apesar de estarem com níveis laranja, tem uma tendência de evolução na pandemia também. Nós tivemos um aumento no número de casos e internações nessas regiões”, declarou.

Pelo segundo dia consecutivo, o estado de São Paulo registrou novo recorde no número de mortes por Covid-19, com 340 vítimas nas últimas 24 horas, elevando o número total para 9.862.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-SP), foram registrados 156.316 casos de Covid-19 no estado de São Paulo. Segundo a atualização mais recente, 29.616 pessoas já receberam alta hospitalar.

A taxa de ocupação nos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no estado é de 69,1%, enquanto na Grande São Paulo a taxa é de 76,6%.

CNN Brasil