Alcolumbre tenta agradar STF por reeleição

Todos os posts, Últimas notícias

Principal impulsionador no Congresso do adiamento das eleições, Davi Alcolumbre (DEM-AP) avisou colegas que deve colocar para votar o tema na terça (23) e virou alvo de críticas. Líderes do centrão contrários à iniciativa veem no movimento uma tentativa do senador de cativar o ministro do STF Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.

Segundo relatos, Alcolumbre avalia recorrer ao Supremo para conseguir sua reeleição e diz acreditar ser possível conquistar sete votos favoráveis na corte.

Aliados Com a política da boa vizinhança, o presidente do Senado também mira os ministros Alexandre de Moraes e Edson Fachin, que integram o TSE.

Um a um Senadores afirmam que Alcolumbre intensificou a conversa individual com parlamentares nos últimos dias, em busca de apoio à recondução. Ainda assim, mesmo entre aliados, a tramitação de uma emenda constitucional permitindo a reeleição é considerada difícil.

Tentativa Caminho alternativo, a tese no STF é a de que, para equiparar com as condições da Câmara, em que o presidente pode ficar no cargo por dois anos (meio mandato), senadores deveriam ter direito a quatro anos —o mandato no Senado é de oito anos.

Estratégia O DEM quer garantir a presidência de pelo menos uma das duas Casas em 2021. A aposta número um é Davi, mas Elmar Nascimento (DEM-BA) promoveu jantares com setores da esquerda, na última semana em Brasília, para angariar apoio na Câmara.

TIROTEIO

Chegou a hora de o senador Flávio mostrar ao povo como enriqueceu com o salário de deputado estadual do Rio
De Enio Verri (PT-PR), deputado federal, sobre a acusação de que Fabrício Queiroz pagou despesas do filho do presidente

Folha de SP