Antiga Febem tem dezenas de contaminados por covid19

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

O STF (Supremo Tribunal Federal) analisará habeas corpus de um jovem de 20 anos que está com Covid-19 e permanece internado na Fundação Casa com cerca de 80 adolescentes —apesar de a própria entidade dizer que as condições de tratamento oferecidas não são as ideais e de recomendar que ele vá para casa.

Antes mesmo de ficar doente, o jovem já apresentava possibilidade de reinserir-se socialmente com êxito, de acordo com parecer da mesma fundação enviado à Justiça em que recomendava a liberdade dele.

A juíza Calila Radamilans, que analisou o caso, no entanto, manteve a internação. A medida foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de SP.

O caso foi o primeiro de Covid-19 na unidade em que o jovem se encontra, no Jardim São Luiz, segundo informam os advogados no processo.

A Justiça começou a analisar o assunto no fim de maio. De lá para cá, a doença se espalhou e outros 40 internos dos dois espaços da unidade também foram infectados.

Pelo menos seis funcionários da mesma unidade estão com a doença. Para piorar, os dois médicos que atendem o local estão afastados, segundo o órgão.

No total, 48 adolescentes e jovens já foram infectados em quatro unidades da Fundação Casa.

No pedido de habeas corpus, os advogados Flavio Grossi e Priscila Tardelli, que representam o jovem, colocam em dúvida se ele e os outros internos têm acesso a máscaras N95, como recomendou a médica que o atendeu em uma unidade de saúde —e se há condições de mantê-los em isolamento.

Segundo os defensores, “a traiçoeira Covid-19 pode evoluir de maneira rápida e trágica”, levando o jovem “a óbito a qualquer momento”.

Folha