Arás continuará sofrendo derrotas no MPF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

Acontece nesta terça-feira a segunda parte da eleição que vai completar a composição do Conselho Superior, o mais importante órgão do Ministério Público, que tem dez integrantes.

A escolha merece atenção por se tratar da definição do grupo de subprocuradores que integrará o Conselho pelo próximo ano do mandato do procurador-geral da República, Augusto Aras.

O PGR saiu derrotado da primeira votação, realizada na semana passada, quando dois opositores a ele – Mario Bonsaglia e Nicolao Dino – foram escolhidos para integrarem o órgão, responsável pela aprovação de resoluções e do orçamento da instituição.

A expectativa para esta terça é que a oposição ao PGR continue em vantagem. Dos quatro candidatos às duas vagas, um deles é José Bonifácio de Andrada, ex-vice-PGR que foi exonerado da função por Aras e bastante querido pela “ala jovem” dos subprocuradores.

Os nomes apoiados por Aras são Maria Caetana Cintra Santos e Hindemburgo Chateaubriand. O subprocurador Brasilino Santos, que também concorre, aparece como um nome independente.

Entre as resoluções que pairam no Conselho está a que propõe a criação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Unac), que unificaria as forças-tarefa da Lava-Jato hoje existentes.

Veja