Até o partido de Trump o critica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Kerem Yucel/AFP

Os números deste levantamento são ruins para Donald Trump e demonstram o isolamento do presidente americano. Afinal, somente 34% aprovam a forma como o presidente lida com as manifestações. Este valor está abaixo da média de aprovação ao seu governo, que está em 42,3%, segundo a média das pesquisas compilada pelo site de jornalismo estatístico FiveThirtyEight. Já os que reprovam a forma como Trump lida com a crise atingem 55%, sendo que 40% reprovam “fortemente”.

Mesmo entre os republicanos, o cenário é complicado para o líder americano. Embora tenha apoio de quase 90% dos eleitores do partido, apenas dois terços aprovam a sua condução nestas manifestações após a morte do afro-americano George Floyd, que foi assassinado com requintes de crueldade por um policial racista em Minneapolis na semana passada. Isto é, um quarto de pessoas que defendem o seu governo, discordam de sua condução desta crise.

O presidente também sofre duras críticas de figuras proeminentes republicanas. O governador de Massachusetts, Charlie Baker, afirmou que Trump não demonstra empatia e compaixão com os manifestantes. O senador Tim Scott, único afro-americano republicano no Senado, condenou as recentes atitudes de Trump, assim como seus colegas Ben Sasse, Susan Collins e Mitt Romney. O ex-presidente George W. Bush declarou apoio às manifestações, dizendo que os manifestantes “marcham por um futuro melhor”. Em crítica indireta a Trump, afirmou que aqueles que tentam calar estas vozes não entendem o significado dos Estados Unidos.

Chama a atenção também as condenações que Trump tem recebido de chefes de polícia ao redor dos EUA e também de autoridades religiosas.

O Globo