Bolsonaro faz campanha publicitária sobre “gripezinha”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wagner Pires/Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro — que no começo da pandemia chamou o coronavírus de ‘gripizinha’ e que tentou mudar a metodologia de divulgação do balanço da doenaça pelo Ministério da Saúde, para que omitisse o número de mortos no país —, lançou nesta quarta-feira campanha publicitária para divulgar as ações de seu governo no combate à doença. Com o nome “O cuidado do Governo Federal com o Brasil e com os brasileiros continua”, o material será divulgado por três meses nas redes sociais e em veículos de TV e rádio.

Um vídeo da campanha publicado no Youtube diz que o governo tomou medidas como a contratação de profissionais da saúde, a distribuição de remédios e a compra de Equipamento de Proteção Individual (EPIs). “Mais do que nunca, o nosso trabalho é pela vida no Brasil”, afirma a gravação.

Para aumentar o compartilhamento, as postagens vão usar a hashtag #OCuidadocontinua. Também terão destaque nas peças publicitárias pessoas que se recuperaram da doença e brasileiros incluídos no programa emergencial de emprego. Questionada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) ainda não retornou informando o valor gasto na campanha publicitária.

O órgão também criou, em abril, o Placar da Vida’, uma publicação nas redes sociais destacando o número de pessoas que se recuperam da doença, chamados de “brasileiros salvos”, e de pacientes ainda em recuperação.

O material tem ainda um ranking dos países com maior número de óbitos por milhão de habitantes, onde o Brasil estaria em 16° lugar. Não é divulgado o total de vítimas da doença no país e o post é compartilhado diariamente no Twitter do Ministério da Saúde.

O Brasil atingiu a marca de 52 mil mortes por Covid-19, segundo o consolidado de números divulgados pelas secretarias estaduais de Saúde. O país registrou 1.364 novos óbitos nas últimas 24 horas, elevando o total para 52.771.

No início do mês, ao ser questionado na porta do Palácio da Alvorada, por uma ex-eleitora sobre o número de mortos por Coronavírus no país, Bolsonaro respondeu:
– Se quiser falar, sai daqui, porque já foi ouvida. Cobre do seu governador. Sai daqui – afirmou.

A atriz e youtuber Cristiane Damo Bernart, que enfrentou o presidente, é funcionária do gabinete do vereador de São Paulo Fernando Holiday (Patriota), um dos coordenadores do MBL, movimento que, depois de apoiar a eleição de Bolsonaro, tornou-se crítico do presidente.

O Globo