Bolsonaro não quer números da covid19 noticiados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa / Divulgação/PR

Enquanto o Ministério da Saúde muda os critérios para a divulgação do número de mortos e infectados pela pandemia novo coronavírus no país, o presidente Jair Bolsonaro justificou que a alteração será feita porque o governo federal não quer ver “números mentirosos que servem apenas para inflacionar inflacionar essa questão e servem de manchete para alguns jornais”.

“Não queremos números mentirosos, que servem apenas para inflacionar essa questão e servem de manchete para alguns jornais, acusando o governo federal como se a responsabilidade fosse exclusivamente minha. Se bem que o que nós pudemos fazer, nós fizemos. Mas esses números têm que servir para alguma coisa, e não para dar manchete de jornal”, disse o presidente nesta terça-feira (9/6), durante entrevista a jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada

Na sexta-feira da semana passada (5/6), a pasta deixou de contabilizar o acumulado de óbitos por covid-19, assim como o de pessoas diagnosticadas com a doença. A decisão rendeu muitas críticas ao Executivo até que na segunda-feira (8/6) o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou que o governo volte a divulgar os números totais.

Nesta terça, durante reunião ministerial no Palácio da Alvorada, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou uma nova plataforma da pasta para informar as estatísticas da pandemia e que será lançada nos próximos dias. Após o encontro, Bolsonaro disse que a intenção do Executivo é divulgar “o número limpo, que sirva para você fazer prognósticos para você se preparar para o que vai fazer amanhã, semana que vem, mês que vem”.

“Todos os números vão estar lá, e cada um que, por ventura, o queira, pode pegar e usá-lo da forma que achar q deve ser usado. Cada estado, uma vez mandando os números, eles serão trabalhados, e, imediatamente, colocados à disposição”, garantiu Bolsonaro.

Segundo informações do último boletim emitido pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem ao menos 37.134 mortes por covid-19 e 707.412 infectados com o novo coronavírus.

Correio Braziliense