Cúpula da Saúde racha sobre divulgação de dados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob | Agência O Globo

A decisão do governo de deixar de divulgar o total de mortes por Covid-19 verificadas no país a cada 24 horas provocou um fissura na cúpula do Ministério da Saúde.

A queda de braço começou a há duas semanas, quando Jair Bolsonaro e Eduardo Pazuello decidiram alterar a metodologia de divulgação.

Desde o início da pandemida, o ministério anunciava diariamente todas as mortes contabilizadas nas últimas 24 horas. Isto é: somava os óbitos ocorridos naquele dia com os que haviam acontecido em dias anteriores e foram confirmadas posteriormente.

Pazuello e Bolsonaro estabeleceram, porém, que a pasta deveria separar uma coisa da outra e comunicar ao país somente os óbitos ocorridos naquele data.

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), então comandada por Eduardo Macário, discordava frontalmente das novas regras.

A resistência dentro da área era tão grande que, há duas semanas, a SVS se recusa a fornecer ao secretário-executivo, Élcio Franco, nome mais próximo do ministro, um gráfico composto apenas pelas mortes das últimas 24 horas.

O problema, porém, parece ter chegado ao fim. Macário, que estava como interino da SVS, deu lugar ao novo secretário: Arnaldo de Medeiros, quadro indicado pelo centrão, assumiu hoje.

O Globo