De saída, Regina faz vídeo de “prestação de contas”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos

Regina Duarte publicou, na madrugada desta quinta-feira, o prometido vídeo com as medidas tomadas por ela durante os quase três meses que ficou a frente da Secretaria Especial da Cultura.

São longos 14h38 minutos, gravados ainda no seu gabinete na Secretaria de Cultura. Regina falou dos entraves burocráticos que enfrentou, do clima de “polaridade” na classe artística, das iniciativas criadas por ela, mostrou Mario Frias como seu sucessor em fotos de reuniões de equipe e se despediu emocionada. O ex-galã de Malhação não está oficialmente anunciado, mas ao seu jeito Regina antecipou a decisão de Bolsonaro.

A atriz contou que conseguiu traçar um plano geral de trabalho que foi apresentado a Bolsonaro e garantiu que seu sucessor vai receber uma base sólida para definir os próximo passos. O vídeo exibe, então, diversas fotos de Mario Frias reunido com Regina.

A atriz começou o vídeo explicando o motivo pelo qual Bolsonaro ofereceu o cargo na Cinemateca: “Me viu num café da manhã, assim saudosa dos meus netos, e entre tantas outras coisas, onde além de ficar próxima da minha família, eu vou pra São Paulo”. Depois, falou sobre a polarização que enfrentou, a “crítica desprovida de argumentos construtivos” e do ambiente raivoso de parte do setor cultural:

“Esse bater por bater que acontece muitas vezes no meio político é extremamente prejudicial a nação e mais ainda com quem lida com o fazer cultural. Objeto da cultura é o respeito a pluralidade. É uma atividade que deveria ser vista e tratada num terreno superior, acima da água escura da intolerância politica”.

Entre as suas criações, a ex-secretária destacou uma linha de crédito que disponibiliza milhões de reais do Fundo Nacional de Cultura, o projeto dos “empréstimos reembolsáveis”, um crowdfunding para fomento sem participação do estado, um edital para roteiristas estreantes e um edital de literatura para jovens.

Na despedida, emocionada, agradeceu a Bolsonaro, à equipe da Secretaria, às pessoas que a apoiaram e termina assumindo que faltou experiência:

“Eu fiquei por quase três meses num cargo que exigia de mim experiência, estratégia e táticas totalmente distantes de tudo, de tudo para que fui preparada a vida inteira para fazer. Um enorme desafio. E de repente gestão, gestão publica. Quem diria, na minha vida…”

O Globo