Doria promete punir quem tentar invadir hospitais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Andrade / Divulgação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), prometeu nesta segunda-feira punir criminalmente quem tentar invadir hospitais no estado, incluindo deputados estaduais. O tucano lembrou que o presidente Jair Bolsonaro incitou seus seguidores a invadirem hospitais de campanha para averiguar se os leitos estavam ocupados de fato.

No último dia 4, um grupo de deputados estaduais tentou entrar no Hospital de Campanha do Anhembi sem autorização e gerou tumulto. Entre os parlamentares estavam Adriana Borgo (Pros), Marcio Nakashima (PDT), Leticia Aguiar (PSL), Coronel Telhada (PP) e Sargento Neri (Avante).

— Lamentavelmente, uma figura da república incitou outras invasões — disse o governador João Doria, em referência ao presidente Jair Bolsonaro. — Quero dizer que invadir é crime, e agredir é crime. Se houver qualquer outra tentativa de invasão de hospitais, sejam de campanha ou de qualquer outra natureza, a segurança pública saberá agir. E também faremos a criminalização desses invasores, parlamentares ou não.

O governador destacou que a condição de parlamentar não dá livre acesso ou o direito de desrespeitar a lei e a medicina.

— Se voltarem a tentar invadir, receberão o tratamento como invasores, inclusive criminalmente — afirmou.

Doria também aproveitou a entrevista coletiva para demonstrar apoio ao Supremo Tribunal Federal que, no final de semana, foi alvo de protesto por militantes radicais de extrema-direita. Uma delas, Sara Winter, foi presa na manhã desta segunda-feira.

— Quero dizer aos saudosistas da ditadura que vocês já perderam: o Brasil não vai virar uma Venezuela ou Bielorrúsia ou Cuba. O Brasil não vai virar uma ditadura fascista ou proletária — disse.

Integrantes do governo de São Paulo destacarma a redução no número de novos óbitos semanais desde o início da pandemia. Nesta segunda-feira, o estado registrou, até as 10h30, 73 novas mortes. São 181460 casos confirmados e 10767 óbitos desde a chegada do novo coronavírus ao país.

Além disso, pela primeira vez, o total de novos óbitos por semana epidemiológica foi menor do que o número da semana anterior. De 31 de maio a 6 de junho, morreram 1526 pessoas no estado. De 7 de junho a 13 de junho, foram 1523. Esse número cresceu durante todas as semanas desde março.

— Esse número de óbitos está chegando numa estabilização e esperamos que ele comece a cair. Isso apesar do número de casos vir aumentando porque estamos testando mais. Mostrando que temos uma certa segurança para implementar as medidas que estão sendo implementadas — afirmou Carlos Carvalho, coordenador do comitê de combate à Covid-19.

O Globo