Hackers derrubam site de instituto de extrema-direita

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Karime Xavier/Folhapress

O site do Instituto Mises Brasil, uma das principais entidades defensoras de ideias liberais do país, sofreu um ataque de hackers na madrugada desta quarta-feira (3).

Um grupo que não se identificou removeu parte do conteúdo do site e modificou textos. Alguns títulos foram trocados e tiveram incluída a frase: “A paixão pela destruição é uma paixão criativa”.

O ataque ocorre um dia depois de uma ação de hackers ter exposto dados pessoais do presidente Jair Bolsonaro, de seus filhos e dos ministros Damares Alves (Direitos Humanos) e Abraham Weintraub (Educação). A ação foi reivindicada pelo grupo Anonymous Brasil.

Em comunicado, o Mises Brasil lembrou que na terça-feira (2), fez uma postagem indicando cinco artigos em seu site para ajudar a entender o que é o fascismo.

“O post fez bastante sucesso, com milhares de curtidas e compartilhamentos. Como ainda há gente que não suporta que as pessoas tenham conhecimento e saibam a verdade, hackearam nosso site e apagaram os artigos”, disse o instituto, que está trabalhando para restabelecer o conteúdo online.

Comandado pelo economista Helio Beltrão, colunista da Folha, o Mises Brasil destaca-se pela defesa de uma pauta liberal, especialmente na economia, e costuma se alinhar coma agenda do ministro Paulo Guedes (Economia).

Diversas pessoas egressas do instituto, ou formadas em seus cursos, integram a equipe econômica. O Mises deve tomar medidas legais sobre o ocorrido, mas ainda está definindo quais.

Folha