Maia diz que ideia de recontar mortos é “lamentável”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Cãmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) chamou de “lastimável” a declaração do empresário Carlos Wizard, que foi indicado à secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, e que disse que o governo faria uma “recontagem” de mortos causados pela Covid-19 porque os dados enviados pelos estados eram “fantasiosos ou manipulados”. A declaração foi nesta terça-feira durante audiência na Câmara dos Deputados com a presença do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuelo.

– Nós estamos aqui por um problema claro de comunicação do governo com a sociedade comos governadores, prefeitos e Parlamento. O que nós vivemos nos últimos dias, inclusive com a entrevista do ex-futuro e não mais secretário, foi lastimável – disse referindo-se a Wizard.

Na sexta-feira passada, o empresário, que ainda falava na condição de indicado à secretaria do Ministério da Saúde, disse que o governo promoveria uma recontagem dos mortos pela Covid-19 pois haveria suspeitas de que os dados enviados pelos estados ao governo federal era “fantasiosos ou manipulados”. A declaração foi dada à colunista do GLOBO, Bela Megale.

A fala de Wizard aconteceu após o governo decidir deixar de divulgar os dados totais de casos confirmados e de mortos pela Covid-19. Após a repercussão negativa da medida, no domingo, Wizard anunciou que não ocuparia mais o cargo ao qual foi indicado.

A mudança na forma como o governo passou a divulgar os dados da Covid-19 no país levou à convocação de Pazuello à Câmara.

O Globo