Militares avisam Bolsonaro que vetarão nomes de Weintraub

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Farol News

Antes de deixar o governo, Abraham Weintraub não revogou apenas a portaria de cotas na pós-graduação. O ex-ministro indicou, também, nomes para o Conselho Nacional de Educação (CNE) que são alinhados ao olavismo, a base da ala ideológica do governo do presidente Jair Bolsonaro. O grupo — que inclui os filhos de Bolsonaro — tem o escritor Olavo de Carvalho como principal influência.

Como a GloboNews mostrou nesta segunda-feira (22), havia um movimento de assessores palacianos para barrar as indicações de Weintraub no conselho, que é responsável, entre outras atribuições, por normatizar a área no país. Cabe ao conselho, por exemplo, formular a política nacional de educação e até homologar a base nacional comum curricular.

O mandato do CNE é de dois anos, e os conselheiros em primeiro mandato podem ser reconduzidos ao cargo. Em 2020, 12 integrantes poderão sair, pois seus mandatos vencem. Weintraub, antes de sair, fez indicações para as vagas e as encaminhou a Casa Civil: todos nomes alinhados aos pensamentos da ala ideológica, para dar continuidade à sua gestão.
Andréia Sadi: ala do Planalto sonda secretário de Educação do Paraná para Ministério

Ministros da chamada ala militar do Planalto, comandada por Braga Neto, da Casa Civil, porém, disseram ao presidente Bolsonaro que querem barrar os nomes.

Segundo o blog apurou, até aqui, não houve resistência do presidente, e a ala palaciana entendeu como aval para vetar os nomes.

Motivo: apesar de gostar do ex-ministro — e de ter demitido Weintraub a contragosto —, o presidente tem sido alertado por assessores a respeito do agravamento da situação política. Por isso, o governo precisa diminuir a temperatura dos atritos e isso inclui o veto a nomes indicados por Weintraub para o Conselho de Educação, além da escolha de um substituto para o MEC que não seja alinhado a ala ideológica.

Por isso, está cotado para o Ministério da Educação Renato Feder, secretário de Educação do Paraná, que deve se encontrar com o presidente Bolsonaro nesta terça-feira (23).

G1