Oposição diz que polícias protegeram bolsonaristas nos confrontos

Todos os posts, Últimas notícias

Apesar de reconhecerem como positivo o fato de, pela primeira vez, haver reação nas ruas ao governo Bolsonaro, dirigentes e lideranças de oposição viram com preocupação os atos pró-democracia. Primeiro, por causa dos confrontos físicos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Para eles, as polícias agiram de forma “desigual” com os manifestantes pró e contra o presidente, mas a “estética da imagem” reforçaria que em um lado há baderna e no outro, ordem. Outro temor é que o confronto seja justamente o que presidente gostaria de ver para radicalizar.

Quem é. Para a oposição, o fato de os atos terem sido organizados por torcidas de futebol, inclusive rivais (Corinthians e Palmeiras), foi positivo por mostrar que o desgaste de Bolsonaro transcende partidos e políticos.

Ops. Só foi difícil para esses dirigentes defenderem quem foi pra rua em meio à pandemia. Todos têm criticado o fato de o presidente incentivar seus apoiadores a irem aos atos.

Radicalização. Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) disse: “Pode ser que resulte numa onda e ele caia. Mas pode ser que crie um quadro perigoso, desenhado para justificar chamar as Forças Armadas para ‘garantir a lei e a ordem’”.

Cobrou. Carlos Lupi, presidente do PDT, avalia que os atos devem continuar crescendo e cobrou uma defesa mais enfática da democracia por parte dos presidentes da Câmara e do Senado: “Estão fazendo uma defesa muito soft”.

Taokey. Apesar dos confrontos, em especial na Avenida Paulista, a Comissão de Direitos Humanos da OAB de SP disse que, nas prisões, não houve nenhuma infração de direitos.

Drible. Técnicos da Economia lamentaram não terem sido informados da parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia com a empresa americana Cisco. O acordo visa a “aceleração da transformação digital brasileira”.

Drible 2. Embora não seja obrigatório, acordos como essses costumam passar por uma análise conjunta nos ministérios. A parceria foi alvo de críticas por esses técnicos da economia e pela sociedade civil.

Cangaço… A Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, em estudo divulgado anteontem, disse que a covid-19 está em trajetória ascendente no Brasil todo, com quatro exceções.

…power. O Ceará é o Estado no qual o vírus está diminuindo mais claramente. Sergipe e Pernambuco vêm em seguida. Já a Bahia está como “incerto”, quando o índice bate na trave entre queda e aumento.

Estadão