Partidos lutam para devolver a negros que Weintraub tirou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William

O Rede Sustentabilidade e o PDT recorreram hoje ao STF contra a portaria editada ontem pelo agora ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, que revogou a adoção de ações afirmativas em cursos de pós-graduação – como a aplicação de cotas para acesso de negros, indígenas e pessoas com deficiência, instituídas em outra portaria, do próprio MEC, em 2016.

No caso do pedido feito pelo Rede, o partido alega que a portaria “acaba, portanto, com o avanço na política de ações afirmativas instituída anteriormente para a pós-graduação”. Diz ainda que o “MEC deixa de atuar como órgão coordenador das políticas e a Capes deixa de realizar censos específicos de discentes da pós-graduação”.
O Rede ainda indica que “a cada dez brasileiros, cinco são negros, mas a cada dez pósgraduandos, apenas dois são negros”, segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional de PósGraduandos (ANPG).

Já o PDT, em seu pedido, diz que “o ato normativo violador dos preceitos fundamentais expostos (…) foi o último golpe desferido contra a educação pelo então Ministro Abraham Weintraub, que abandonou a pasta após mais de um ano de vilipêndio ao direito que, em tese, deveria salvaguardar e promover a sua consecução no plano da facticidade”.

O Globo